quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Planejando uma atividade com hipertexto"

  "Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet"
Influência da Matemática nas Artes.

Conteúdo: Figuras Geométricas (polígonos, quadriláteros notáveis, retas, etc)
Público-alvo: 6º ao 9º anos (E.F)
Duração: 3 aulas
Disciplina: Matemática.
Professora: Maria Edilene Xavier
Objetivo:
  • Demonstrar que Matemática esta presente e se encaixa em todo e qualquer lugar;
  • Utilizar o hipertexto como fonte de pesquisa;
  • Estimular o lado criativo dos alunos.
Desenvolvimento:

1ª AULA .

  • Assistir um vídeo: Matemática em toda parte, disco 2, 8. Matemática na Arte,vol. 5,  MEC;
2ª AULA
  • Buscar na web textos falando sobre a influência da Matemática na Arte, fazer um breve resumo;
  • Buscar através destes textos alguns artistas que sofreram essa influência;

 

3ª AULA

6° Ano:
·         desenhar animais utilizando apenas figuras geométricas, e como apoio o livro Desenhando Animais [tradução Ed Emberley, Tatiana Fulas], São Paulo: Panka books, 2008.;
7° Ano:
  • ler a estória do Gato Xadrez de Bia Villela e reproduzir os desenhos;
8° Ano:
  • desenhar  a mão livre fazendo uso das figuras geomètricas;
9°Ano:
  • Escolher entre estes artistas, algumas obras para que façam uma releiura;

Recursos
  • Computador, internet;
  • Caneta,  lápis e papel;
  • Lápis de cor, giz de cera,  folha sulfite, etc.
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade, através da  participação e interesse dos alunos, análise dos resumos  e do  desenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário