"Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet"
Influência da Matemática nas Artes.
Conteúdo: Figuras Geométricas (polígonos, quadriláteros notáveis, retas, etc)
Público-alvo: 6º ao 9º anos (E.F)
Duração: 3 aulas
Disciplina: Matemática.
Professora: Maria Edilene Xavier
Objetivo:
- Demonstrar que Matemática esta presente e se encaixa em todo e qualquer lugar;
- Utilizar o hipertexto como fonte de pesquisa;
- Estimular o lado criativo dos alunos.
Desenvolvimento:
1ª AULA .
- Assistir um vídeo: Matemática em toda parte, disco 2, 8. Matemática na Arte,vol. 5, MEC;
2ª AULA
- Buscar na web textos falando sobre a influência da Matemática na Arte, fazer um breve resumo;
- Buscar através destes textos alguns artistas que sofreram essa influência;
3ª AULA
6° Ano:
· desenhar animais utilizando apenas figuras geométricas, e como apoio o livro Desenhando Animais [tradução Ed Emberley, Tatiana Fulas], São Paulo: Panka books, 2008.;
7° Ano:
- ler a estória do Gato Xadrez de Bia Villela e reproduzir os desenhos;
8° Ano:
- desenhar a mão livre fazendo uso das figuras geomètricas;
9°Ano:
- Escolher entre estes artistas, algumas obras para que façam uma releiura;
Recursos
- Computador, internet;
- Caneta, lápis e papel;
- Lápis de cor, giz de cera, folha sulfite, etc.
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade, através da participação e interesse dos alunos, análise dos resumos e do desenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário