sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Max Bill (*1908, †1994)

             O mais aclamado protagonista do Swiss Style foi Max Bill. Artista plástico, escultor, arquiteto, designer gráfico e de interiores, Bill estudou na Bauhaus em Dessau, onde foi  “contaminado” pelos ideais do Funcionalismo. e foi mais tarde docente na hochschulefür gestaltung, a Escola Superior de Design em Ulm, vocacionada para continuar o legado da Bauhaus. 
                                                                    
Max Bill
           
           Em 1929, Max Bill estabeleceu-se em Zurique, onde começou uma atividade polifacetada. Em 1930/31 surgem os seus primeiros posters, como, por exemplo, o cartaz da Exposição de Arte Rupestre Africana no Kunstgewerbemuseum Zürich. Em 1933 elabora as suas primeiras esculturas.
         A sua obra gráfica é caracterizada por um purismo muitas vezes platónico e estéril. No desenho gráfico e editorial, Max Bill foi um dos primeiros a aplicar o conceito de organização racional dos espaços com o auxílio de uma grelha.
            Max Bill deixou-nos uma extensa obra, quase toda ela marcada por um purismo ascético e espartano, formas reduzidas ao essencial, contenção emocional – e excelente tecnologia suíça.
            O seu trabalho foi uma tentativa constante de equilibrar o ato de criar arte livremente com a arte utilitária, aplicada a fins funcionais. O seu esforço foi equilibrar as formas severas do produto industrial com as formas fluídas da “obra de arte”.  Preocupou-se pelo pensamento filosófico e pela aplicação prática.  Escreveu numerosos artigos e ensaios; foi distinguido com numerosos prémios e honras internacionais. 
 Algumas obras de suas obras:
                             
fontes:

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário